casa dos sonhos

O primeiro passo para encontrar a casa dos seus sonhos

Ter a casa dos sonhos está no pensamento de muitas pessoas. Porém, várias delas estão presas só no querer e não conseguem avançar para as etapas seguintes. Pois então saiba que o primeiro passo é organizar sua vida financeira! Venha com a gente neste blog e descubra que alcançar seus objetivos é possível!

Conheça sua atual vida financeira

Você é do tipo que sabe quanto irá gastar todos os meses ou, em vez disso, não pensa muito nas despesas? Para ter sua casa dos sonhos, a primeira coisa que deve ter em mente é que precisa conhecer a fundo sua vida financeira.

Para isso, é necessário colocar na ponta do lápis, ou no computador (o importante é anotar), todos os gastos mensais. Desde as despesas fixas (aluguel) até as variáveis (compras no supermercado), passando pelas essenciais e também aquelas que não são tão essenciais assim.

Não poupe detalhes. Crie planilhas se necessário. O importante é se organizar bem, entender melhor sobre seus gastos e não deixar nada de fora. Isso significa que nem o cafezinho que você gosta de tomar depois do almoço pode ser esquecido. Porque, pode não parecer, mas, de pouco em pouco, até os menores gastos fazem toda a diferença para alcançar ou não o objetivo de ter a casa dos sonhos.

Estabeleça a prioridade de objetivos futuros

Depois de saber quanto gasta mês a mês, assim como o que compõe esses gastos, é hora de estabelecer quais são seus objetivos futuros. A casa dos seus sonhos é um deles, claro, mas provavelmente não é o único.

Considere viagens, cursos, especializações, compra de automóveis… Enfim, tudo aquilo que deseja ter ou fazer. Em seguida, avalie a prioridade de cada um dos itens: o que precisa ser realizado em um espaço mais curto de tempo e o que pode esperar. Até porque realizações profissionais e pessoais são fundamentais, e não podemos nos restringir inteiramente em razão de um objetivo maior.

Ao definir a ordem das prioridades, pode fazer o que for necessário para alcançá-las. Sabendo que cada uma das suas ações está de acordo com o que é melhor para o futuro.

Defina o valor da sua casa dos sonhos e o prazo para consegui-lo

Para alcançar um objetivo, precisamos saber o que é necessário para que isso seja feito. No caso de um imóvel: reunir o valor mínimo para adquiri-lo. Por isso, determine qual será esse valor, sem deixar de definir também o período em que pretende consegui-lo. Dessa forma, é possível saber o quanto precisará economizar por mês.

Não estabeleça uma quantia que esteja fora da realidade. Não adianta ter em mente que irá guardar mil reais por mês, sendo que o dinheiro que sobra são 500 reais. Levará mais tempo para conseguir o valor pretendido? Sim, mas é importante trabalhar com números verdadeiros, para que a sua casa dos sonhos deixe de ser apenas um sonho.

Organize-se e controle os gastos

Lembra dos 500 reais que, neste contexto hipotético, sobram no final do mês? Para que esse dinheiro de fato esteja disponível para ser guardado, é fundamental que você se organize para controlar os gastos.

As maneiras pelas quais pode fazer isso são diversas. Desde a boa e velha planilha até os mais modernos aplicativos. Escolha a maneira com a qual se sinta mais à vontade, anote todos os gastos — como já mencionamos — e evite desperdícios!

Não faça um planejamento financeiro radical

Comprar a casa dos sonhos não significa sacrificar tudo aquilo que gostamos de fazer para poder poupar mais no fim do mês. Um planejamento financeiro saudável — e realizável! — não envolve sacrifícios que tornem a jornada para alcaçar seu objetivo uma tortura.

É possível fazer escolhas inteligentes com o objetivo de economizar o necessário para comprar a casa dos sonhos e ainda ir ao cinema, pedir uma pizza, ir a um restaurante etc. O segredo é avaliar com cuidado o que gasta mensalmente. Por exemplo: será que o plano do seu celular não pode ser um plano mais barato? Será que não está comprando coisas demais — ou caras demais — no mercado?

Avalie cada gasto. Corte excessos. São as pequenas coisas, que pensamos não fazer diferença, que realmente nos impedem de economizar!

Não faça compras por impulso

Por fim, mas não menos importante: não deixar de lado o que gostamos não significa continuar a fazer compras por impulso. Se você é do tipo que gosta de ir ao shopping para se distrair, por exemplo, tome cuidado para não entrar em uma loja e acabar comprando algo que não precisa.

Tenha foco! Manter a disciplina e cuidar da vida financeira fará toda a diferença para que consiga ter a casa dos seus sonhos!

E então? Gostou das dicas? A BRNPar sempre estará aqui para te ajudar em todos os momentos que levam até sua conquista. Não deixe de organizar suas finanças. Boa sorte!

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *