casa verde e amarela

Casa verde e amarela: tudo que você precisa saber!

Você já deve ter ouvido falar do Minha Casa Minha Vida. Mas se acha que ele não existe mais, nós precisamos então falar do Programa Casa Verde e Amarela. Esse você conhece? O programa habitacional do governo já não é mais o mesmo. Mas ainda que esteja de cara nova, apresentando algumas mudanças, assim como mais benefícios, o objetivo permanece o mesmo. O Casa Verde e Amarela também está aqui para te ajudar a conquistar sua casa própria, e com diversas facilidades.

Neste blog, vamos explicar para você um pouco mais a respeito do novo programa, te deixando a par também das mudanças, das vantagens e de como pode se inscrever!

Casa Verde e Amarela: explicando o programa

O nome não foi a única mudança trazida pelo Casa Verde e Amarela. Trata-se de uma versão atualizada, que traz consigo algumas melhorias. Tudo para que mais brasileiros possam ter a oportunidade de ter uma moradia e uma vida mais segura e tranquila.

O novo programa foi anunciado pelo governo com a medida provisória 996, de agosto de 2020. Atualmente, todas as regras e novidades acerca do financiamento imobiliário já estão valendo. As taxas de juros reduzidas, o novo critério para a divisão das famílias, a incorporação de medidas para regularização fundiária e a concessão de crédito para reformar imóveis são apenas algumas das novidades.

Porém, vale dizer que aqueles que já possuem um financiamento pelo Minha Casa Minha Vida não poderão desfrutar das mudanças, As regras válidas para esses casos continuam sendo as antigas.

Quais são as novas regras de financiamento?

Dito isso, podemos nos aprofundar um pouco mais, começando pelo novo critério usado para determinar quais serão as suas regras de financiamento. Elas compreendem as condições de pagamento, as taxas de juro etc. Agora existem três grupos aos quais você pode se encaixar:

  • Grupo 1: para famílias que possuem renda mensal de até 2 mil reais.
  • Grupo 2: para famílias que possuem renda mensal entre 2 mil e 4 mil reais.
  • Grupo 3: para famílias que possuem renda mensal entre 4 mil e 7 mil reais.

No Minha Casa Minha Vida existiam 4 grupos ou, melhor dizendo, faixas, que era como eram denominadas:

  • Faixa 1: para famílias que possuíam renda de até 1,8 mil reais.
  • Faixa 1,5: para famílias que possuíam renda de até 2,6 mil reais.
  • Faixa 2: para famílias que possuíam renda de até 4 mil reais.
  • Faixa 3: para famílias que possuíam renda de até 7 mil reais.

Como vemos, a quantidade de grupos agora é diferente — a categoria 1.5 não existe mais. Mas a mudança não fica por aí. Primeiramente, a primeira categoria costumava dar a possibilidade de se ter até 90% de subsídio do valor do imóvel. E ela também não apresentava juros. Em compensação, o primeiro grupo agora comporta mais famílias, por causa da renda mensal maior. E ainda que existam juros, eles são bem mais baixos e bem vantajosos.

As taxas de juros estão mais baixas mesmo?

Isso mesmo! As taxas de juros são realmente mais baixas. No Minha Casa Minha Vida, elas costumavam ser de 5% a 9% ao ano. No Casa Verde e Amarela, esses valores ficam entre 4,25% a 8,16%. Veja em mais detalhes:

  • Grupo 1: taxas entre 5% e 5,25% para não cotistas do FGTS e de 4,5% a 4,75% para cotistas do FGTS.
  • Grupo 2: taxas entre 5.5% e 7% para não cotistas e de 5% a 6,5% para cotistas.
  • Grupo 3: taxa de juros de 8,16% para não cotistas e de 7,66% para cotistas.

Essas taxas, porém, valem apenas para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Aqueles que vivem nas regiões Norte e Nordeste contam com as seguintes condições:

  • Grupo 1: taxa de juros entre 4,75% e 5% para não cotistas do FGTS e de 4,25% a 4,5% para cotistas do FGTS.
  • Grupo 2: taxa de juros entre 5,25% e 7% para não cotistas e de 4,75% a 6,5% para cotistas.
  • Grupo 3: taxa de juros de 8,16% para não cotistas e de 7,66% para cotistas (as mesmas para todo o país).

Além disso, o primeiro grupo dos moradores dessas duas regiões (Norte e Nordeste) têm um limite de renda superior: 2,6 mil reais!

Como faço para participar do Casa Verde e Amarela

As etapas para que você se inscreva no Casa Verde e Amarela são praticamente as mesmas do programa anterior. Mas não se preocupe. Se você se enquadra na renda mensal permitida de até 7 mil reais, basta acompanhar as explicações logo abaixo!

1. Entrar em contato com uma construtora

O primeiro passo é escolher uma construtora de confiança e que seja conhecida pelo alto nível de satisfação entre seus clientes. Sem esquecer, claro, de ficar atento ao que ela oferece, para assim ter certeza de que a empresa é capaz de atender ao que você precisa.

Então pesquise bastante e, depois de tomar sua decisão, solicite o financiamento diretamente com a construtora por meio do Casa Verde e Amarela.

Você não precisa ir até a prefeitura fazer um cadastro antes de iniciar o financiamento, como costumava ser necessário no Minha Casa Minha Vida.

2. Reunir os documentos necessários

Em seguida vá até a Caixa Econômica Federal, banco responsável pelo programa, levando os seguintes documentos:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de estado civil;
  • Comprovante de renda: extratos bancários, holerite, Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos ou Declaração de Imposto de Renda;
  • Comprovante de endereço.

3. Esperar pela análise da documentação

A partir disso, a Caixa avaliará os documentos para determinar seu perfil, a qual grupo você se encaixa, se você tem ou não condições para arcar com o financiamento e, caso tenha, quais serão essas condições. Se for aprovado, o banco dará continuidade ao processo de financiamento imobiliário!

4. Assinar contrato

Depois de ser aprovado, tudo o que você precisa fazer é assinar o contrato. Mas leia-o com atenção antes de fazer isso. É importante estar por dentro de todos os detalhes, além de esclarecer também possíveis dúvidas.

Bem simples, não acha? Então não deixe de aproveitar e dar início ao seu sonho agora mesmo. Nós da BRNPar temos parceria com o Programa Casa Verde e Amarela! E vamos te ajudar no que for preciso para que você possa vivê-lo da melhor maneira possível. Entre em contato conosco, tire todas as suas dúvidas e se encante com os nossos empreendimentos — um deles pode ser seu!

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *