loteamento

Descubra as vantagens de vender e comprar loteamentos

A compra de loteamentos compreende um tipo de investimento com benefícios tanto para compradores como para vendedores. E considerando as reviravoltas e incertezas da vida, nada melhor do que saber que uma compra vantajosa pode também ser uma venda igualmente compensadora no futuro. Confira este blog com a gente para entender melhor sobre esse mercado em plena ascensão!

O que é um lote e o que é um terreno?

Antes de mais nada, precisamos entender a diferença entre um lote e um terreno. Até porque é nessa diferença que está boa parte da vantagem de se investir em loteamentos. Então vamos lá!

Se o que você tem em mente é adquirir um terreno, a compra consistirá em um pedaço de terra extenso, que não possuirá qualquer tipo de construção nela.

O lote, por outro lado, está dentro de um espaço de terra maior. Isso porque a pessoa que possui um terreno pode dividi-lo em diversas partes. O loteamento consiste nessa divisão. Isso permite, inclusive, que sejam vendidas separadamente — o que, no fim, acaba resultando em um ganho maior do que o obtido com um terreno inteiro, sem lotes.

Dito isso, vamos entender agora quais são as vantagens tanto da venda quanto da compra de loteamentos. Ao entender as duas faces da moeda, poderemos ver de uma forma mais completa o quanto esse mercado vale a pena!

Crescimento do mercado de loteamento

De acordo com uma matéria realizada pelo Terra em julho de 2020, diversas entidades do setor de loteamento relataram um “crescimento de até 200% na venda de lotes no País”.

Poucos esperavam números tão altos, mas isso só evidenciou a segurança que o setor traz aos investidores. Afinal, ele se manteve lucrativo mesmo em meio à crise. Muito provavelmente por se tratar de um nicho com um público específico, que geralmente não é afetado em contextos econômicos difíceis.

Mas essa não é a única razão. Os loteamentos são cada vez mais cobiçados e desejados!

Principais razões por trás da valorização

Primeiramente, as construtoras não estão fazendo incorporações de imóveis e condomínios prontos na velocidade em que costumavam fazer antes. Isso atraiu mais investidores, principalmente pelo custo reduzido de construção.

Outro importante motivo é a qualidade de vida oferecida por esses loteamentos. Afinal, a vida nas grandes cidades vem se tornando cada vez mais desgastante. O mínimo de locomoção já resulta em horas desperdiçadas em meio ao trânsito. Sem contar que locais mais afastados proporcionam um ambiente muito menos estressante e mais agradável. Algo que melhorou ainda mais nos últimos anos, em razão da qualidade superior dos projetos de loteamentos, tanto no que diz respeito à localização quanto referente à infraestrutura.

Além disso, a quantidade de pessoas que hoje pode comprar um loteamento é muito maior, porque as condições de compra estão bem mais acessíveis. Então, além do nicho específico desse mercado, famílias com rendas menores também passaram a ter mais oportunidade de investir. Ainda mais porque, a curto prazo, um loteamento não exige um capital tão alto como uma casa já feita, por exemplo. Consequentemente, vemos um cenário ainda mais propício!

Vemos, portanto, que mercado e demanda é o que não falta!

Benefícios de se adquirir um lote

Até aqui, vimos bastante sobre as vantagens de se investir no mercado de loteamentos por parte de quem vende. Mas sabemos que, com isso, você já conseguiu notar várias das vantagens também para o comprador (que um dia pode se tornar um vendedor, não se esqueça!) De qualquer forma, nós listaremos para você quais são também as vantagens do ponto de vista do cliente final! Confira:

  • Qualidade de vida: investir em um loteamento significa ter a possibilidade de morar em um bairro planejado, o qual se destaca pela localização estratégica, infraestrutura de qualidade, vizinhança tranquila, segurança etc. Clique aqui e confira um blog sobre o assunto para saber mais a respeito!
  • Valorização: como sabemos, um lote não exige um capital tão alto logo de cara. Mas, depois da construção do imóvel, a tendência é que esse investimento seja cada vez mais valorizado. Até porque trata-se de um bairro planejado. E nós já sabemos como eles são a preferência de muitas pessoas.
  • Pagamento facilitado: seja por meio do financiamento ou à vista, a compra de um loteamento oferece possibilidades acessíveis a diversas pessoas. Além disso, a construção de um imóvel também aproveita das facilidades de um planejamento financeiro acessível.
  • Segurança financeira: comprar um lote pode ser uma importante garantia para o futuro, uma vez que é possível que resulte em uma venda ou em um contrato de aluguel com boa rentabilidade.

Viu só como a compra e venda de loteamentos consiste em um investimento completo, que oferece diversas oportunidades? Tendo em mente um mercado a todo vapor, talvez essa seja a melhor hora para começar!

Entre em contato com a BRNPar para tirar dúvidas. Nós te ajudamos a dar o primeiro passo!

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *