bairro inteligente

Com o bairro inteligente a vizinhança também é sua casa

Ao contrário do que normalmente acontece nas cidades, os bairros inteligentes são pensados previamente, em todos os seus detalhes. Infraestrutura, segurança, espaços de lazer… Trata-se de um projeto conduzido por profissionais qualificados, de diferentes áreas, para que cada ponto seja adequadamente planejado.

Graças a isso, as casas, as ruas, os comércios, e tudo o que faz parte do bairro, não se multiplicam desordenadamente, em um aglomerado descuidado e sem preparo. Muito pelo contrário, cada passo dado tem em mente a qualidade de vida geral dos moradores.

Os bairros planejados pregam o respeito à natureza, o incentivo ao desenvolvimento local, o compromisso com a responsabilidade social e muito mais. E é por isso que, quando se decide morar em um lugar como esse, as pessoas sentem que a vizinhança se torna muito mais do que um espaço fora do ambiente de suas casas. O conforto e o bem-estar estão por toda parte!

Vida mais saudável bem pertinho de casa

A sustentabilidade é uma das marcas dos bairros inteligentes. Como parte importante disso, toda a região é arborizada. Permitindo que os moradores tenham um contato maior com a natureza — algo cada vez menos recorrente nos dias de hoje.

Além disso, para que todos possam aproveitar melhor esse espaço verde, os bairros também disponibilizam diversas opções de lazer e exercício para se fazer ao ar livre. Destinados a todas as idades. Assim, as crianças podem brincar e se desenvolver plenamente, e os mais velhos mantêm a saúde em dia.

Tendo isso em mente, os moradores do bairro inteligente contam com o benefício duplo de poder ter mais contato com o meio-ambiente enquanto mantém o corpo saudável. Ou seja, não é só o corpo que ganha bem-estar: a mente também.

E não somos nós que estamos dizendo. Diversos estudos apontam para uma melhor qualidade de vida em ambientes desse tipo. A Universidade de Harvard, por exemplo, realizou uma pesquisa que comprovou que pessoas que moram em áreas verdes vivem mais.

Outro exemplo vem da Universidade de Chiba, no Japão. Um estudo apontou que o contato com a natureza diminui os níveis do hormônio do estresse, alivia a pulsação e a pressão arterial, assim como influencia no funcionamento do sistema nervoso de maneira positiva!

Bairros inteligentes dão praticidade e conforto no dia a dia

A praticidade e o conforto também são a cara dos bairros inteligentes. Primeiramente, como já foi dito, esses bairros são muito bem planejados, tanto dentro quanto fora da sua casa. Por isso que você pode se sentir tão bem onde quer que esteja: as ruas são feitas cuidadosamente, possuem muitas árvores, além de também disponibilizarem ciclovias.

Porém, esse planejamento também envolve o leque variado de serviços oferecidos. Entre eles estão as escolas, os hospitais, bem como os comércios mais básicos, como farmácia, mercado, padaria etc. Isso significa que existe uma acessibilidade muito grande dos moradores ao que é necessário no dia a dia. Sem que haja necessidade de se deslocar por grandes distâncias.

Tudo isso reflete na qualidade de vida, tanto quanto o fato dos bairros inteligentes serem mais verdes e disponibilizarem lazer e exercícios.

Bairros inteligentes estimulam uma comunidade mais integrada

Viver em sociedade é parte do que nos faz humanos e também é um fator importantíssimo para nossa saúde mental. E os bairros inteligentes proporcionam um ótimo espaço exterior para uma melhor convivência não só com os vizinhos, mas com pessoas que moram em pontos mais distantes também.

Os vínculos de amizade são uma marca de destaque dessas comunidades. Sem contar que há uma ligação muito mais forte também com os comerciantes locais.

Incrível, não acha? Os bairros inteligentes são muito mais do que um bairro comum. É o lugar perfeito para você e sua família desenvolverem suas vidas!

Acesse nosso blog sobre como Viver em um bairro planejado é viver a vida que você sempre sonhou para saber mais detalhes sobre o assunto. Também convidamos você a entrar em contato conosco. Estamos sempre disponíveis para tirar quaisquer dúvidas.

Nunca é tarde demais para começar a viver bem!

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *