casa própria

Saia do aluguel: conheça as vantagens de comprar a casa própria

Decidir comprar uma casa própria não é algo que podemos fazer de uma hora para outra. E apesar de esse ser o sonho de muitas pessoas, é comum que a maioria acabe se acomodando e desistindo desse objetivo. Mas, para evitar que isso aconteça, preparamos este blog para te mostrar 6 belíssimas vantagens que vão fazer você querer sair do aluguel agora mesmo!

1. Vida financeira mais estável

Muitas pessoas têm o sonho de comprar a casa própria, justamente porque essa é uma forma de ter uma vida financeira mais estável. Pagar aluguel consome boa parte da renda mensal. E a tendência é que consuma ainda mais já que ele não para de crescer! É meio difícil de se sentir tranquilo desse jeito, não concorda?

Além disso, esse acaba sendo um dinheiro que, querendo ou não, é “jogado fora”. Afinal, não se trata de um investimento. Você está pagando apenas por uma moradia provisória. Pagar pela casa própria, por outro lado, é um investimento, seja ele mensal ou não, que volta depois na forma de uma moradia garantida e segura para você e toda a família.

2. Flexibilidade na hora de comprar

Se alguém deseja investir em um imóvel, é necessário fazer um planejamento a longo prazo que exige bastante disciplina. Raramente essa aquisição vem sem algum esforço. Mas, felizmente, ainda assim cada vez mais pessoas vêm tendo a oportunidade de comprar a casa própria. Graças às diversas opções de financiamento disponíveis.

Entre elas estão:

  • o programa Casa Verde e Amarela do Governo Federal;
  • o simples parcelamento do imóvel;
  • financiamentos bancários;
  • consórcios privados.

Além disso, você pode fazer aplicações financeiras para aumentar a renda, ou mesmo contar com o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), que qualquer trabalhador com carteira assinada recebe mensalmente. Quando o saldo contido no FGTS é utilizado, é possível parcelar, dar lances ou até mesmo quitar o valor do imóvel.

Dessa forma, você não precisa adiar ou fazer grandes sacrifícios para conseguir comprar sua casa própria!

3. Comprar a casa própria traz segurança para o futuro

As crises econômicas são constantes, e, mesmo em um cenário comum, nunca podemos ter certeza de que nossa renda de cada mês não diminuirá, ou coisa pior. Por isso, ter uma casa própria significa ter uma vida muito mais sossegada, com maior estabilidade. Com isso, sua família não precisa ficar à mercê dos imprevistos do destino.

Outro ponto importante é que um imóvel é um bem precioso, que será passado adiante, garantindo um futuro mais seguro também para as próximas gerações!

4. O ímovel pode se transformar em fonte de renda

O investimento em imóveis envolve dois pontos muito importantes no que diz respeito à sua rentabilidade. Primeiramente, esse é um investimento seguro que, mesmo em tempos de crise, está em constante valorização. Por isso, as chances da sua casa própria subir de valor com o passar do tempo são altas. Então é muito provável que você saia lucrando no final.

Além disso, há ainda a possibilidade de colocar o imóvel para locação, o que garante uma fonte de renda mensal que, convenhamos, vem mais do que a calhar!

5. A casa é toda sua: você pode fazer o que quiser com ela

Quantas vezes você teve vontade de mudar alguma coisa na sua casa e não pôde porque o imóvel não era seu? Afinal, mesmo alterações realmente necessárias exigem aprovação antes de serem feitas. Mas não é só isso: ainda que o proprietário seja super flexível, será que vale a pena investir no imóvel de outra pessoa?

Agora pense quando você tem uma casa própria. Desde os furos nas paredes até as reformas mais radicais: a decisão é sua. Tanto visualmente quanto funcionalmente, poderá mudar qualquer coisa a fim de melhorar sua qualidade de vida e a de quem vive com você!

6. Diga adeus às burocracias do aluguel

Por fim, mas não menos significativo, ninguém aguenta ter que lidar com burocracia. E alugar imóveis é cheio delas. Os contratos de aluguel são cheios de exigências e cláusulas a perder de vista. A lista de documentos necessários é imensa. Sem falar das garantias que costumam deixar o aluguel ainda mais pesado para o seu bolso.

As dificuldades, no entanto, não terminam quando você consegue finalmente alugar o imóvel. Como já dissemos, cada decisão relacionada à sua casa depende de terceiros, e o contato com o proprietário sempre é intermediado.

No fim, investir na casa própria parece não ter nada além de vantagens. Se você está convencido, mas não sabe como pode preparar sua vida financeiramente para isso, acesse nosso blog O Primeiro Passo Para Encontrar A Casa Dos Seus Sonhos e descubra como se organizar!

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *