investimento em imóveis

O investimento em imóveis é um bom negócio?

O investimento em imóveis é uma das formas mais conhecidas de aplicar seu dinheiro. Até porque existem diversas maneiras de entrar nesse mercado: por meio de empreendimentos comerciais ou residenciais, que também podem estar na forma de terrenos, loteamentos ou construções propriamente ditas.

Porém, apesar de ser tão tradicional, muitas pessoas ficam receosas e acabam não investindo em razão do alto valor envolvido. Mas isso é algo que precisa ser repensado, porque as condições de financiamento atuais são muito mais flexíveis. Além disso, os benefícios são diversos. Vejamos mais detalhes a seguir!

Ter um fluxo de renda regular

Quando temos um imóvel, podemos passar a ganhar um fluxo de renda mensal alugando-o para outras pessoas. É quase como ganhar um salário sem precisar trabalhar.

Muitos ainda vivem de aluguel por diversas razões. Seja porque não possuem condições de comprar uma casa, ou porque a vida não permite que se estabeleçam em um único lugar por muito tempo.

Qualquer que seja o motivo, uma coisa é certa: a população do Brasil não para de crescer, e as pessoas estão sempre procurando imóveis para alugar. O aumento da procura, por sua vez, valoriza aqueles já existentes. Isso porque a construção de novas moradias não pode acontecer de uma hora para a outra para atender à demanda. Então o potencial de valorização é sempre muito grande.

E isso não muda muito diferente em tempos de crise, já que ter uma moradia é uma prioridade que não podemos simplesmente cortar para economizar.

Ter segurança financeira

Investir envolve riscos. Mesmo contando com uma boa aplicação, em um piscar de olhos, as coisas podem mudar completamente. E o sucesso se transforma em perda.

Mas o investimento em imóveis nos mostra um cenário diferente. Porque, ainda que a crise venha a afetar o mercado imobiliário, a melhora é sempre certa. Como já vimos, esse é um tipo de investimento muito procurado, e isso faz com que acabe recuperando ou mesmo superando seu valor inicial.

Assim, para quem deseja garantir alguma estabilidade, essa é uma excelente solução. As pessoas se sentem mais tranquilas sabendo que seu dinheiro está investido em algo seguro!

O investimento em imóveis tem benefícios fiscais

O investimento em imóveis também permite que tenha diversos benefícios fiscais dependendo da forma como você investir. Isso pode incluir cortes com despesas operacionais, juros de hipoteca e seguros.

Além disso, a venda do imóvel também pode garantir isenção de Imposto de Renda. Para isso acontecer, o dinheiro da venda precisa ser usado para a compra de outro imóvel em território nacional no prazo de 180 dias. Essa isenção também ocorre no caso da venda ser de até R$440 mil, ainda que não faça outra compra. A única exigência é a de que você, o proprietário, não tenha vendido nenhum imóvel nos cinco anos que antecederam essa transação.

Mas é importante ressaltar que essas isenções estão limitadas a imóveis residenciais!

Forma de proteger sua família

O investimento em imóveis é uma ótima forma de proteger sua família. Assim, caso sua renda mensal seja cortada por algum motivo inesperado, ainda poderá contar com a renda proporcionada pelo imóvel. Isso evita muitas preocupações e garante mais tranquilidade para todo mundo.

Ademais, esse também pode ser o seu legado. Em vez de dinheiro, repassar um imóvel para seus descendentes tem tudo para ser a melhor escolha. Como sabemos, esse é um ativo que sempre se valoriza, além de ser muito mais seguro e duradouro.

Proteção contra a inflação

Você já ouviu falar no Índice Nacional da Construção Civil? O INCC é um índice que acompanha as oscilações de preços no setor da construção civil. Quaisquer transações que aconteçam dentro desse mercado são automaticamente atualizadas por ele. Seja as parcelas de uma casa, ou o valor do aluguel.

Graças a isso, as movimentações que você realizar, compra ou locação, vão proteger o poder de compra do seu dinheiro contra a inflação de forma direta!

Ficou convencido? Já está planejando apostar no investimento de imóveis? Então aproveite e confira nosso blog sobre O Primeiro Passo Para Encontrar A Casa Dos Seus Sonhos!

Caso tenha alguma dúvida, também nos colocamos à sua disposição. Entre em contato com a gente clicando aqui.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *